11 maio 2009

Tempo de ser benfiquista

Em tempos difíceis, fácil se torna distinguir as águias dos abutres. Estes, na hora da desgraça, levantam a cabeça da lama em que a sua pequenez chafurda e uivam de alegria por finalmente surgir a oportunidade de atingirem o poleiro dourado. Bruno carvalho já há muito tempo tinha surgido a agitar as águas. Segue-se agora o joe, o mesmo que além de dizer que o nosso melhor jogador da última época estava velho, o insultou. Para ele: fuck him! Ou melhor: fuck them!

Era de prever que de entre os pseudo candidatos, surgissem estas duas correntes, digamos, do apocalipse. De um lado, os que projectam um Benfica à porto (onde é que eu já ouvi isto?). Do outro, os que surgirão com a promessa da terra prometida e muitos cifrões. De um lado e de outro aparecerão nomes sonantes de jogadores e treinadores. Será desta que virá o Jardel?

Não é hora de radicalismos. Qualquer passo em falso poderá significar novamente um retrocesso de vários anos a todos os níveis. A nível financeiro e organizacional. Nas camadas jovens. Nas modalidades. Estamos melhores que à dez anos? Estamos. Temos que ser muito melhores? Temos. Mas o caminho não pode ser o do desespero e das promessas fáceis. Não pode ser o quebrar de ciclos para que se lhe sigam novos ciclos, também curtos e sem sucesso. Depois desta época miserável, o melhor será a mudança na continuidade. Desde a revolução do rei artur, que as revoluções só nos enfraquecem...

Deixemo-nos de dramatismos. O treinador pode sair porque outro virá. Os jogadores podem sair que outros virão. O presidente pode sair porque outro lhe seguirá. Só a instituição permanece, sempre a mesma, gloriosa. E o que é, geneticamente e espiritualmente, essa instituição gloriosa? Todos nós. Por isso, é hora de todos nós sermos Benfica. Já eramos Benfica antes de Eusébio, antes das Taças, antes dos estádios. Passamos por tempos muito piores e nunca soçobramos, porque fomos Benfica. É hora de perceber onde se errou. É hora de união. É hora de humildade. Mais do que nunca, é hora de fazer juz ao lema do nosso clube:

E PLURIBUS UNUN

Um comentário:

Fernando Ribeiro disse...

Um post de grande qualidade...