19 agosto 2013

2013/14 - 1ª Jornada - Dicas e sugestões



Chegados à 1ª Jornada com as debilidades existentes no plantel, agravadas pela indisponibilidade do Salvio e do Markovic, penalizados pela nomeação do super-dragão-árbitro e pelas invenções do Jesus, 5ª época in a row, só poderia dar no que deu.

Se opta pelo Rúben Amorim, deveria manter o Enzo no meio e fechar a ala com o português. Não desfazia o duo do meio campo, não descaia o argentino para a ala onde ele não rende e colocava lá o Rúben que já está rotinado nessa posição. 

É mais fácil defender se os avançados contrários estiverem de costas para a nossa baliza.

Qualquer equipa de bairro consegue treinar 2 ou 3 lances estudados de bola parada. Não dedicar pelo menos meia hora por dia de treino nessa vertente é demasiada incompetência. 

Não adianta jogar com dois avançados se a bola não chega lá. Assim como não é por jogarmos com mais defesas que vamos sofrer menos golos.

 
Os golos, nas sua esmagadora maioria, fazem-se na área. Assim, embora seja essencial levar a bola controlada até essa zona do terreno, não é estritamente obrigatório fazê-lo em passes curtos.

 
Quando o lateral sobe com a bola pelo flanco, o ala deve, pelo menos de vez em quando, procurar explorar o espaço nas costas do defesa contrário e/ou entre este e o central. Fazer sempre a mesma jogada, com o Gaitán à espera de receber a bola no pé, encostado à lateral, principalmente em situações de superioridade numérica, além de entediante e enervante, já é infantil de tão previsível.


Quando o ala, ou o defesa lateral, se encontram na face lateral da grande área, com a bola dominada e com espaço para levantar a cabeça, DEVE cruzar. Às vezes, nem precisa de levantar a cabeça, só tem que cruzar e, se houver a dinâmica que se exige, devem aparecer 3/4 jogadores a finalizar dentro ou nas imediações da grande área.


É preciso explorar mais e melhor as costas da defesa contrária, já que agora jogamos com avançados que detêm a faculdade motora de efectuar um sprint sem cair.

 
Também se pode rematar de fora da área.


 
O futebol tem balizas.


Nenhum comentário: