21 setembro 2010

O chefe dos bois

Vítor Pereira admite penálti sobre Carlos Martins

Vítor Pereira convocou esta terça-feira uma conferência de Imprensa para analisar alguns lances que suscitaram polémicas nas primeiras cinco jornadas da Liga Zon Sagres. Dois desses lances referem-se ao jogo V. Guimarães-Benfica, jogo no qual os encarnados reclamaram duas grandes penalidades.

Sobre o penálti reclamado após lance de Aimar, Vítor Pereira disse que o lance tem "duas dimensões: a do terreno de jogo ao vivo e a dimensão da análise na TV". Por isso, "ao vivo ficamos com a noção de que é o defesa quem joga a bola, olhando na TV o que se percebe é que o avançado interpõe o pé entre a bola e o defensor e este corta a bola e também a perna do avançado". Este é um lance "complicado de vislumbrar à vista desarmada", acrescentou.

O líder da CA da Liga comentou também uma grande penalidade reclamada pelo Rio Ave no jogo com o FC Porto, quando a equipa de Vila do Conde perdia por 1-0. Vítor Pereira considerou que se tratou de um lance (disputado entre Álvaro Pereira e Sidnei) "bem complicado, ocorrido na chamada zona cinzenta (entre o árbitro e o árbitro assistente), junto àquela linha quase dramática..."

Sobre o lance protagonizado por Carlos Martins, já na 2.ª parte dessa partida, Vítor Pereira considerou-o "uma situação interessante" do ponto de vista da análise crítica. "Há um grande aglomerado de jogadores, o defesa estica a perna para jogar a bola, não a joga e impede o adversário de prosseguir", analisou. Logo, "havia lugar para a marcação de uma grande penalidade".

Quanto aos foras-de-jogo "tirados" a Saviola e Cardozo também no V. Guimarães-Benfica apitado por Olegário Benquerença, Vítor Pereira comentou as imagens que exibiu para referir que na primeira situação o árbitro "devia ter deixado prosseguir o jogo" e que na segunda estamos perante "um lance bem díficil de analisar".

Segundo o presidente da CA da Liga, a colocação do árbitro auxiliar "não é correta e por isso a probabilidade de não acerto era grande". Para Vítor Pereira, Cardozo "estará adiantado milimetricamente".

terça-feira, 21 setembro de 2010
Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS
in Record


...zonas cinzentas... complicado à vista desarmada... serradura para os olhos, isso sim! Apenas fica provado que em lances de dúvida (que não há dúvida nenhuma que o Aimar levou um pontapé), os apitadores só apitam para um lado... e já vão 6 pontos a voar...

Nenhum comentário: